FUNCIONÁRIOS FOLGADOS – Descubra como lidar com funcionários folgados, o que fazer com funcionário folgado e entenda como dispensar um funcionário ruim.
Por que falarei sobre como liderar funcionários folgados ou como lidar com funcionários folgados?
Porque é um dos temas mais comentados quando faço algum tipo de mentoria ou visita em empresas.
Ou seja, sempre me perguntam:
- O que fazer com funcionário folgado?
Sendo assim, é muito comum os líderes comentarem sobre esse tipo de situação. Imagino que você deva passar por desafios semelhantes.
Dessa forma, ter técnicas e saber os detalhes de como liderar funcionários folgados, deve passar a ser parte da sua cartilha de liderança, caso deseje ter bons resultados com este perfil de colaborador.
Portanto, se você tem interesse nesse tipo de assunto, sugiro que pegue o seu café e leia este artigo até o final, pois a segunda e a terceira dica que vou te passar serão fundamentais para que você tome decisões assertivas no seu dia-a-dia com esses colaboradores debochados.
Mas antes, quero te fazer um convite. Eu abri as inscrições para a AULA GRATUITA sobre o que fazer quando o funcionário não obedece.
É uma aula grátis, prática e direto ao ponto, onde você aprenderá os segredos dos grandes líderes sobre como evitar erros básicos ao lidar com funcionários insubordinados.
Por isso, se você deseja participar, sugiro que SE INSCREVA AGORA MESMO antes que as vagas se encerrem.
O que é um FUNCIONÁRIO FOLGADO?
Opa Líder, hoje o tema é polêmico: Como lidar ou como liderar funcionários folgados?
Caso ainda não me conheça, meu nome é Diogo Xavier e desejo boas-vindas ao artigo!
Antes de tudo, nós precisamos definir o que é um funcionário folgado.
- O que você define como funcionário folgado?
Darei algumas definições, mas caso você tenha alguma outra sobre o colaborador debochado, deixa nos comentários, tudo bem?
Então, já prepara seu café, pois vamos nos aprofundar e revelar todo o segredo!
1. O Funcionário Folgado DEIXA A VIDA ME LEVAR
O que é um funcionário folgado na minha visão?
Antes de tudo, o primeiro Funcionário Folgado é aquele que “Deixa a Vida Me Levar”. Ele nunca entrega as coisas no prazo e normalmente leva o mérito nas costas da equipe.
Como ele não executa as atividades, torna-se rotina da equipe, fazer as tarefas por ele. Dependendo do ambiente, esse tipo de colaborador ainda leva o mérito junto.
Porém, o grande problema é que isso incomoda os outros funcionários da equipe.
Não convivo no dia-a-dia com você, mas tenho certeza que já passou em algum momento por sua cabeça como dispensar um funcionário ruim. Já passou?
Caso isso já tenha ocorrido, evite se culpar. Ninguém nasce preparado para saber o que fazer com funcionário folgado ou até mesmo como lidar com eles. Eles simplesmente surgem em nosso caminho.
LEIA TAMBÉM sobre o que fazer com funcionário folgado.
2. O Funcionário Folgado AGRESSIVO
Contudo, existem outros tipos de funcionários folgados.
No entanto, falar sobre esses perfis, depende muito do ponto de vista individual. Ou seja, o que são os funcionários folgados e que não obedecem para uma pessoa, pode diferir para outra. Tudo é ponto de vista!
Sendo assim, se você entende que funcionário folgado é aquele perfil agressivo, ou seja, aquela pessoa que bate-boca, também podemos explorar um pouco mais.
O que é e como lidar com um colaborador debochado?
Esse funcionário, tem o hábito de não concordar com nada, ou seja, ele é um funcionário que não obedece e é rebelde.
Dessa forma, sempre está batendo boca, discorda de tudo. Como se trata de um perfil agressivo, precisamos entender a maneira correta de como dar uma bronca educadamente nesse camarada.
Um pouco mais adiante, revelarei técnicas simples e prática de como corrigir esse tipo de pessoa, sem precisar ser grosseiro(a).
Mas antes, se você lida com este perfil, por favor, escreve nos comentários que em breve revelarei o que fazer com funcionário folgado e como corrigir um funcionário de maneira correta.
LEIA: Por que evitar pensar sobre como punir um funcionário indisciplinado?
3. O Funcionário Folgado NEGATIVO
Por outro lado, você já deve ter pensado em como dispensar um funcionário ruim, e bem provavelmente, um desses funcionários é o negativo.
Mas quem é o funcionário negativo? É aquele tipo de colaborador que você dá uma ideia e ele arruma 30 problemas.
Esse perfil de funcionário nunca te ajuda com soluções, pelo contrário, só enxerga problemas.
Enfim, existem diversos tipos de funcionários folgados, debochados e que não obedecem aquilo que você realmente precisa.
Comente nos comentários:
- O que é um funcionário folgado para você?
Como corrigir um funcionário de maneira correta?
Por outro lado, você precisa aprender a lidar com funcionários difíceis. E talvez você já tenha se perguntado:
- Como dar uma bronca educadamente nesses tipos de funcionários?
- Será que devemos buscar formas de como dispensar um funcionário ruim?
- O que fazer com funcionário folgado?
Essas dúvidas nos atormentam como líder, mas agora você precisa ter inteligência emocional para tomar a decisão correta.
1. Já pensou sobre como dispensar um funcionário ruim na liderança?
Eu sei, me coloco em seu lugar. Não é fácil pensar em como dispensar um funcionário ruim, por outro lado, entendo que estou conversando com um Líder, o qual é você.
E caso você não tome nenhum tipo de ação, esse colaborador debochado irá contaminar o ambiente e a cultura organizacional da sua empresa ou departamento.
Por outro lado, sabe o que irá acontecer Líder? Ele deixará os outros funcionários, o qual são os bons colaboradores, desmotivados.
Por que isso é um risco? Porque os bons vão se incomodar com a postura do funcionário indisciplinado.
Assim que terminar este artigo, recomendo que leia sobre as 7 Atitudes e Comportamentos do líder.
2. O que fazer quando o funcionário não obedece?
Contudo, por você ser o Líder, os funcionários esperam alguma atitude da sua parte. Parece que não, mas eles observam suas ações, por isso escrevi também, sobre os 5 erros que um líder deve evitar.
Então, a reflexão que deixo é a seguinte:
- Você já tomou alguma ação com este funcionário folgado?
- Quais foram as ações que você já tomou com este colaborador debochado?
LEIA TAMBÉM: O Perfil do Líder de Sucesso
3. Como corrigir um funcionário de maneira correta através do FEEDBACK?
A melhor maneira de como corrigir um funcionário de maneira correta é aplicando técnicas da comunicação assertiva, ou seja, como dar feedback da maneira correta.
Por isso, com todo o respeito e carinho do mundo, lhe pergunto:
Por outro lado, talvez você me responda:
- Diogo, já dei feedback, já conversei, mas não adianta.
Então, vamos lá!
Como dar feedback da maneira correta e corrigir o funcionário?
Antes de tudo, quero fazer uma recomendação muito especial para você resolver de uma vez esses problemas.
Quero recomendar para você, dois episódios do LIDERFLIX CAST no Spotfy, onde comento sobre como você pode aplicar o feedback, junto a Fernanda Dutra, especialista em comunicação e que teve seu livro parafraseado por Mário Sergio Cortella.
Neste episódio, ela fornece dicas de como corrigir um funcionário de maneira correta:
Enfim, nestes dois episódios você entenderá como dar feedback e reduzir problemas com funcionários folgados.
O que é o Feedback Sanduíche e como dar uma bronca educadamente através dele?
O Feedback Sanduíche é uma técnica de comunicação para que você possa corrigir problemas indesejados no comportamento do funcionário indisciplinado.
Por outro lado, você não precisa usar apenas em casos de comportamentos inadequados, mas para realizar pequenas correções do dia-a-dia.
Como aplicar o feedback sanduíche em funcionário ruim?
Antes de tudo, imagine um sanduíche. Um Sanduíche existe a parte superior do pão, um hambúrguer no meio e fecha com o Pão novamente, não é isso? O Feedback segue a mesma estrutura.
1. Fatia de cima do Sanduíche
O primeiro passo é você chamar a pessoa para conversar. Antes de tudo, você inicia a conversa com elogios sinceros sobre os pontos fortes que ela tem.
Qual o objetivo com isso?
O Objetivo será fazer com que o funcionário folgado “se abra para uma conversa com você”. Ou seja, fazer com que ele te escute e apenas depois, você aplica a comunicação com a correção desejada.
Ponto de Atenção:
- Jamais inicie a conversa com uma crítica ruim, se fizer isso você irá plantar inimizade com a pessoa. Portanto, primeiro elogie para a pessoa permitir que você fale com ela e somente depois a correção. Combinado?
2. Momento do Hambúrguer
Contudo, agora chega o momento de você aplicar as correções que deseja. Como você iniciou com os elogios, agora você pode dizer para a pessoa o que você deseja que ela melhore.
Dessa forma, ela receberá de forma mais amigável. Essa é a melhor forma de Como corrigir um funcionário de maneira correta.
3. Feche o Sanduíche
Agora chega o momento de você fechar o sanduíche na conversa. Como você fará isso? Você irá fechar com o funcionário dizendo novos elogios sinceros e o que você admira no trabalho dele.
Dessa forma, você irá observar que o funcionário folgado irá sair motivado e a fim de executar aquilo que você propôs a ele.
Fiz e não funcionou. O que fazer com funcionário folgado?
Contudo, pode ser que você aplicou o que comentei com você no funcionário folgado, mas você chegou a conclusão que não funcionou. O que fazer com funcionário folgado? Devo pensar em como dispensar um funcionário ruim? Como punir um funcionário indisciplinado?
Calma Líder, vamos entender o cenário antes.
Antes de planejar em como dispensar um funcionário ruim. Aplique o Follow-Up
Diogo, já fiz tudo isso, mas não está funcionando. O cara é realmente complicado. O que fazer com funcionário folgado?
Antes de tudo, quero que você reflita sobre mais uma pergunta:
- Você aplicou o follow-up no colaborador debochado?
O que é o follow-up?
O Follow-up é o acompanhamento após a aplicação do feedback no funcionário folgado.
Ou seja, não adianta você dar o feedback e deixar passar vários dias sem fazer o acompanhamento e também não observar as ações para verificar se houve evolução.
Dessa forma, vale a pena você chamar o funcionário para uma nova conversa e comentar:
- Fulano, lembra daquele bate-papo que a gente teve? Então, percebi que você melhorou nisso ou aquilo. Existem alguns fatos que comprovam essa melhora, como isso aqui, aquilo ali, ou;
- João, tudo aquilo que conversamos, parece que não resolveu muita coisa. Olha esses fatos aqui…
Cuidados ao aplicar o Feedback com o funcionário folgado
Entretanto, é importante reforçar que o feedback sempre deve ser baseado em fatos e nunca em “achismo”.
Por isso que eu sempre comento com os líderes, que é interessante você ter um arquivo, onde você pode anotar os fatos concretos das coisas, senão você irá arrumar um problema grande para a sua cabeça com esses tipos de funcionários folgados.
Inclusive, foi pensando nisso, que desenvolvi essa FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, para o líder criar uma rotina de FEEDBACK com o seu time e extrair o máximo potencial de cada funcionário.
Seja Profissional com funcionários folgados. Evite dar motivos!
Com essa ferramenta você pode melhorar o comportamento dos funcionários folgados, indisciplinados e aumentar o desempenho da sua equipe de forma extraordinária.
Contudo, essa ferramenta estava sendo oferta no valor de R$297,00 e atualmente está com um investimento totalmente promocional, mas por tempo limitado.
Então se você tem interesse, assista o vídeo e em seguida clique no botão abaixo para garantir a sua antes que a promoção se encerre. (Observação: Caso clique no link e o investimento estiver no valor original, é porque a promoção se encerrou).
A importância de se basear em Fatos e Dados no Feedback com Funcionários
Portanto, caso você não aplique o feedback de maneira eficiente, você poderá criar grandes problemas quando o assunto é o que fazer com funcionário folgado.
Então, a minha recomendação é que você sempre anote os fatos e dados e não deixe isso apenas em seu cérebro. Pois sabemos que esquecemos com facilidade das coisas.
Portanto, não corra esse risco. Tenha ferramentas conforme comentei acima, use do profissionalismo para que a sua equipe te respeite da mesma forma.
Dessa forma, quando você aplicar o follow-up e conversar com o funcionário folgado daqui a um mês, por exemplo, poderá dar informações mais concretas e baseadas em fatos e dados, sem medo de errar, pois você terá anotado os detalhes do bate-papo.
Fiz tudo isso e realmente não funcionou. O que fazer com funcionário folgado?
Diogo, fiz todo esse procedimento. Segui à risca as dicas e o passo-a-passo, porém não funcionou. O que fazer com funcionário folgado? Como lidar com o funcionário que não obedece? Devo pensar em como dispensar um funcionário ruim?
Imagine que você já aplicou o feedback, deu o follow-up e o cara continua te dando dor de cabeça.
Bom, a sugestão que dou para você é a seguinte:
Em um certo momento o líder precisa tomar decisões importantes e assertivas.
Claro, você deu o primeiro feedback, o segundo, o terceiro e percebe que não está resolvendo e incomoda você outros funcionários no departamento ou empresa, meu amigo e minha amiga líder, é importante você tomar decisões.
O que é tomar decisões com funcionários folgados?
Líder, é por muitas vezes, chegar aos fatos do desligamento. Isso mesmo Líder, chega um momento que você tem que demitir, ou seja, você precisa tomar decisões por você e por sua equipe. É ter atitude!
Por outro lado, de repente você pode pensar:
- Poxa, Diogo! Mas esse funcionário tem filho, é casado, como ele irá cuidar da sua própria família?
Líder, quando falamos em como lidar com funcionários folgados, não podemos brincar. Precisamos ter posicionamento de Líder. Há momentos em que decisões difíceis precisam ser tomadas.
Não podemos ficar pensando sobre o que fazer com funcionário folgado ou se realmente será necessário termos todos os detalhes de como dispensar um funcionário ruim. O que precisamos é tomar decisão!
Conclusão sobre o funcionário folgado:
Líder, a primeira reflexão que você deve fazer, é que o funcionário folgado precisa se preocupar com a família dele, ou seja, ele precisa se preocupar com o próprio desenvolvimento.
Contudo, você como um verdadeiro líder, tentou fazer de tudo para ajudar esse funcionário folgado, mas ele não valorizou.
Dessa forma, é importante que você reflita:
- Se não está dando certo você prefere perder um único funcionário ou perder todos os bons funcionários da sua equipe?
Enfim, essa reflexão é importante para que você possa tomar as suas decisões em relação a como dispensar um funcionário ruim.
Líder, espero verdadeiramente que essa dica e tudo isso que te expliquei possa fazer a diferença no seu dia-a-dia.
Como lidar com funcionários folgados de uma vez por todas?
Portanto, se você realmente quiser aprender a como lidar com funcionários folgados, convido novamente a SE INSCREVER na AULA GRATUITA sobre os Segredos dos Líderes de Sucesso.
Nessa aula, você aprenderá tudo sobre:
- Como ser Respeitado e Valorizado por sua equipe;
- O que fazer com funcionário folgado?
- O que fazer quando o funcionário não obedece?
- Como lidar com um colaborador debochado?
- Como corrigir um funcionário de maneira correta?
- Como punir um funcionário indisciplinado?
- Como dar uma bronca educadamente?
- Como dispensar um funcionário ruim?
Mas como disse, as vagas para essa aula irá se encerrar assim que o número de inscritos for alcançado. Caso clique no link e aula não esteja mais disponível, é porque realmente fechou as inscrições.
MENTORIA GRATUITA DE LIDERANÇA
Sendo assim, se você deseja continuar a evoluir como líder e realmente acelerar o processo para ser um Líder de Sucesso em seu ambiente, SE INSCREVA AGORA NA MENTORIA GRATUITA sobre liderança, onde comento os passos assertivos e necessários para ser um Líder de sucesso respeitado e admirado por onde passar.
Portanto, se você deseja se inscrever e não quer ficar fora dessa oportunidade CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E ME ENVIE UM OI PARA SE INSCREVER AGORA DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO, antes que as inscrições se encerrem.
Por favor, informe que leu este artigo e deseja se inscrever na Mentoria Gratuita e Online. Repito, por ser inteiramente online, você pode participar de qualquer lugar do Brasil e do Mundo.
Caso haja disponibilidade na agenda, combinaremos um dia e horário para nos falarmos de forma online e inteiramente gratuita, onde entenderei o seu contexto e irei te ajudar a encontrar caminhos para o seu caso.
Clique no botão abaixo, me chame e se inscreva agora antes que as vagas se encerrem.
Deixe um comentário