3 Tipos de Funcionários que Devem Ser Demitidos Imediatamente

Escrito por Diogo Xavier

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3 Tipos de Funcionários que Devem Ser Demitidos Imediatamente

Hoje falaremos sobre os 3 tipos de funcionários que devem ser demitidos imediatamente, este é o nosso tema deste artigo.

Olá, Líder, eu sou o Diogo Xavier e hoje quero falar de um tema muito pedido. Falarei sobre os três tipos de funcionários que devem ser demitidos imediatamente.

Então se você é líder, gestor ou empresário e lida com pessoas diariamente, sugiro que você leia este artigo até o final, pois poderá te livrar de grandes problemas com esses tipos de funcionários que devem ser demitidos.

Contudo, se você é gestor, mais do que nunca você sabe que lidar com pessoas diariamente é um desafio e tanto, ou seja, não é nada simples.

Isso porque você precisa aprender a lidar com vários tipos de pessoas. Por este motivo e a pedido de muitos comentários que recebo em meu PODCAST DO LIDERFLIX CAST, comentarei com você os três tipos de funcionários que devem ser demitidos imediatamente.

Mas antes de mais nada, eu convido você, depois que ler este artigo, assistir à AULA GRATUITA DE LIDERANÇA que preparei para falar sobre os segredos dos Líderes de Sucesso e porque eles ganham muito mais que outros líderes que não entenderam isso.

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Não se desespere com esses Tipos de Funcionário! Existe um caminho e motivos para serem demitidos!

São vários os tipos de funcionários que são prejudiciais a qualquer equipe de trabalho.

Por isso, neste artigo destaco três deles que são os piores, aqueles que são como uma praga e podem contaminar todos os outros.

Portanto, se você é empresário ou Líder de departamento com funcionários como um desses que vou lhe apresentar, eu sugiro que você o demita imediatamente.

Mas calma, leia este artigo e saiba como fazer isso da maneira correta. Do contrário esses tipos de funcionários que devem ser demitidos, podem lhe dar uma dor de cabeça e tanto.

Contudo, seja educado no momento da demissão, mas demita! Não deixe que uma ou duas pessoas que não estão alinhadas com a cultura da sua empresa prolifere a insatisfação nos demais, que são bons funcionários.

Quais os motivos de alguns Tipos de Funcionários serem demitidos?

Olha só!

Ninguém gosta de demitir pessoas. Ninguém gosta de tirar um emprego de alguém.

Mas quando você pensa que está tirando o emprego de alguém, na verdade, não é você que está tirando, mas sim a própria pessoa que não está comprometida com o trabalho dela, ou seja, ela não está conectada para entregar o melhor que você precisa para as coisas fluírem.

Portanto, se você é empresário, Líder ou Gestor, você sabe o quanto é desafiador manter um negócio e manter pessoas dentro do seu negócio.

Além disso, se você é um Gestor de área, você sabe o quanto precisa das pessoas comprometidas para os processos caminharem.

Então, imagina que você tenha uma pessoa preguiçosa, um descomprometido no seu departamento.

Dessa forma, quero dar exemplos claros sobre isso. Imagine que toda vez que você perguntará ou pedir algo para essa pessoa, ela chegue a bocejar na sua frente de tão preguiçosa que muitas vezes essa pessoa é.

  • Você acha que é justo com você manter esse tipo de pessoa para o seu negócio?
  • E para as pessoas que estão ao redor e trabalham bem, você acredita ser justo com elas?

Muitas vezes sei que pensamos:

  • Poxa, mas se eu demitir essa pessoa como que ela pagará as contas no fim do mês e sustentar a família dela?

Bem, o que tenho para te dizer é que ela deveria ser a primeira pessoa a estar preocupada com isso e não você. Você é o Líder e precisa fazer as coisas caminharem.

1 – Por que o Tipo de Funcionário Preguiçoso deve ser demitido?

O primeiro tipo de funcionário que deve ser demitido é o Preguiçoso. Essas pessoas são aquelas que, como costuma-se dizer, “fingem que trabalham”, mas a verdade é que fazem de tudo para enrolar no trabalho.

Elas são como crianças presas em corpos de adulto. Livre-se dos Preguiçosos da sua empresa ou a sua inteligência emocional estará comprometida.

Esse perfil desmotiva os funcionários comprometidos. Cedo ou tarde seus funcionários vão começar a te cobrar porque as pessoas preguiçosas continuam no trabalho e são raramente cobradas.

Ou seja, quando você mantém esse tipo de funcionário preguiçoso, você cria uma armadilha para você mesmo, pois eles não entregarão aquilo que você precisa e ainda por cima ele desmotivará aqueles funcionários que são bons.

Dessa forma, os bons vão embora e apenas os funcionários ruins e sem comprometimento ficam no ambiente.

Então, o primeiro funcionário que você deve demitir imediatamente é a pessoa preguiçosa e descomprometida, pois cedo ou tarde ela pode comprometer você.

2 – Livre-se do Tipo de Funcionário Fofoqueiro e considere Demitir Imediatamente

O segundo tipo é o funcionário fofoqueiro. Esse tipo de funcionário está sempre inventando histórias.

Muitas vezes, ele nem sabe o que está acontecendo na empresa, mas na cabeça dele, já está por dentro de tudo e com isso espalha mentiras por onde passa.

Contudo, os tipos de funcionários fofoqueiros e negativos se preocupam com picuinhas e não com as verdades, muito menos com o trabalho.

Ou seja, eles focam em “conversas fiada” que prejudicam o desempenho de outros funcionários. Sempre procure contratar o tipo de funcionário que diz:

  • Como posso auxiliar a equipe?;
  • E não aquele que distorce os seus objetivos com o grupo.

O tipo de funcionário fofoqueiro age da seguinte forma:

Você, como um Gestor, consegue ir lá, motivar a sua equipe, levar uma boa palavra, ou seja, faz com que todo mundo esteja na mesma frequência para as coisas caminharem bem.

Porém, sabe o que o tipo de funcionário fofoqueiro faz? Ele vai lá e destrói tudo!

É como se ele jogasse praga na plantação que você fez com seu time.

Além disso, muitas vezes ele faz com que as pessoas fiquem contra você. O tipo de funcionário fofoqueiro consegue desunir o grupo e não uni-los.

Outra característica do tipo de funcionário fofoqueiro é que ele consegue deixar um ambiente hostil, ou seja, ele deixa um ambiente cheio de conflitos, porque levanta histórias para acabar com o clima do ambiente.

Então, sinceramente Líder, se você é um empresário ou gestor de área:

Acredito que não!

Então Líder, esse é um tipo de funcionário que não adianta você ter no seu time, o fofoqueiro!

O fofoqueiro, você deve manter longe do seu ambiente se quiser que as coisas fluam bem. Ele deve estar muito distante do seu negócio ou do seu departamento para as coisas poderem fluir.

Então, faça uma reflexão Líder:

  • Você acredita que hoje você tem pessoas fofoqueiras dentro do seu time?
  • E você como Gestor? Quais são as ações que você já fez para lidar com esse tipo de funcionário?

No final tenho uma surpresa, algo que de repente pode te ajudar nesse caminho. Então preste muita atenção, pois falarei do terceiro e o último perfil.

Qual será esse último perfil que deixei aqui por último para comentar com você sobre os três tipos de funcionários que devem ser demitidos imediatamente do seu negócio da sua empresa?

Vamos ver?

3 – Evite o Tipo de Funcionário Reclamão

Além do Preguiçoso e do Fofoqueiro, o terceiro tipo de funcionário é o Reclamão.

O tipo de funcionário Reclamão, sempre discorda de você, não cumpre regras e destrói seu estado emocional.

Ou seja, ele não aceita o jeito da empresa, sempre tem alguma coisa para questionar, é o famoso “procura pelo em ovo”.

Saiba que existe uma frase que diz:

  • Se você tolera um rebelde, você programa uma tragédia!

Demita imediatamente os rebeldes da sua empresa.

Rebeldia difere de um questionador que deseja contribuir com a evolução do negócio ou departamento. O Rebelde não faz questão de ajudar a evoluir, apenas questiona e nunca traz soluções.

Há outra frase que diz:

  • Aqueles que sempre discordam de você e não trazem soluções, eventualmente acabarão lhe traindo.

Repito!

É importante ter pessoas que lhe questione, mas, ao mesmo tempo, é importante serem pessoas que lhe ajudam trazendo soluções.

Aqueles que apenas questionam, mas não trazem soluções e vivem sem vontade nenhuma de te ajudar, cuidado!

Fique bastante atento com isso.

O reclamão é a pessoa negativa. Já conviveu com pessoas que você dá uma sugestão ela fala:

  • Olha, eu acho que isso não dará certo;
  • Nada tá bom aqui nesse lugar;
  • Acredito que nada funcionará.

Então, você dá uma ideia, fala outra opção e ela sempre reclama. Ela reclama da cadeira, do ar condicionado, dos amigos, reclama de você, da empresa, dos benefícios, ou seja, ela reclama de tudo.

Reflita comigo:

  • Qual é o benefício, de você como gestor, ter uma pessoa que tá sempre reclamando do seu lado?
  • Qual será o benefício para o grupo?

Como eu disse, é importante os funcionários pontuarem algum tipo de insatisfação, faz parte.

Mas reclamar todos os dias, isso não é saudável nem para você e nem e muito menos para o seu ambiente e todo grupo.

Então Líder, reflete comigo:

  • Hoje, você tem pessoas que reclamam diariamente dentro do seu negócio ou departamento?
  • É saudável para você ter esse tipo de pessoa?

Me conta nos comentários por favor, qual o tipo de pessoa que mais tem te irritado nos últimos tempos.

Conclusão

Portanto, Líder, muitas vezes você quer alimentar alguém que não fará bem para o seu negócio ou ambiente de trabalho e não considerou os impactos que esses tipos de funcionários podem trazer para o seu ambiente.

Então, se você tem funcionários com esse perfil, será que não chegou a hora de você tomar algumas decisões?

Qual o seu ponto de vista em relação a tudo que conversamos Líder?

Por favor, deixa aqui nos comentários. Vamos fazer essa troca de informações.

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