O que é uma boa liderança? Descubra o que é uma boa liderança na prática e entenda os princípios sobre o que é importante na liderança e qual é objetivo dessa competência fundamental em Gestão de Pessoas.
Fala líder! Tudo bem com você? Diogo Xavier em mais um artigo por aqui. Hoje quero conversar com você sobre o que é uma boa liderança e o que é importante na liderança de sucesso em sua carreira profissional.
Contudo, é importante antes de falarmos sobre liderança, entendermos o que é ser um líder em essência.
Já comentei em outros artigos, sobre como as pessoas confundem o que é liderança com a posição ou cargos de Chefia, ou seja, as pessoas confundem cargos com a competência de liderança.
O que é uma boa Liderança na prática?
Liderança, nada mais é que uma conduta, onde qualquer pessoa, repito, qualquer pessoa pode desenvolvê-la.
Em sua mais pura essência, Liderança significa:
- Influenciar as pessoas entusiasticamente em busca de um objetivo em comum.
Por outro lado, talvez você me pergunte:
- Legal Diogo, já entendi o que é uma boa liderança, mas como aplico isso na prática?
Por isso, quero te convidar para ler este artigo até o final. Abordarei pontos fundamentais para desenvolver a sua liderança com excelência. Veja abaixo os assuntos que abordaremos:
- O que é importante na liderança de sucesso?
- O que é Liderança e como aplicar?
- Qual é o objetivo da liderança em Gestão de Pessoas?
- O que um líder deve ter para ser bem-sucedido?
- O que é ser um líder em essência?
- O que é um líder de verdade?
- Frase de liderança para te inspirar.
Como ser um Líder de Sucesso?
Todos queremos ser um líder de sucesso. Quando você desenvolve a competência de liderança, você pode ser mais respeitado e admirado por sua equipe, além de possibilitar o aumento dos seus ganhos financeiros. Afinal, sabemos que quem avança em posições de liderança, sempre ganham mais.
Por outro lado, muitos querem, mas poucos buscam de verdade. Comento isso, pois sempre abro inscrições para as pessoas desenvolverem suas competências de liderança em uma AULA GRÁTIS, onde conto tudo sobre o que é uma boa liderança e como você pode se tornar um líder de sucesso.
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1. O que é importante na liderança de sucesso?
Antes de tudo, quero conversar com você sobre o que é uma boa liderança de verdade e o que é importante na liderança de sucesso.
Contudo, antes de nos aprofundarmos neste ponto, desmistificaremos o que é liderança do que não é liderança.
Uma boa Liderança não é ocupar um cargo
Sendo assim, entenderemos o porquê liderança não é um cargo. Lembra que no começo do artigo comentei que as pessoas confundem o que é liderança com um cargo?
Ou seja, as pessoas assumem um cargo de responsabilidade e acreditam que estão liderando. Muito pelo contrário, muitas vezes essas pessoas estão praticando a ANTI-LIDERANÇA.
Um líder não se torna líder pelo simples fato de alguém colocar ele em um cargo, mas sim, pelo fato das pessoas lhe reconhecerem como um verdadeiro Líder.
Contudo, isso já definiria a diferença entre ocupar um cargo em comparação a ser reconhecido como um líder pelas pessoas que lhe cercam.
Por que é importante ser Reconhecido como um Líder?
A importância de ser reconhecido como um líder, é que quando há o reconhecimento por parte das pessoas, elas lhe seguem, enquanto a um Chefe, elas apenas obedecem.
Ou seja, enquanto o Líder é seguido, o Chefe é temido e obedecido.
Pesquisas Apontam: 50% dos pedidos de Demissão é por causa de um Chefe
O Instituto Gallup, fez uma pesquisa sobre o motivo dos pedidos de demissão nos Estados Unidos. E sabe qual foi o resultado? 50% dos pedidos de demissão foi por causa do Chefe.
Mais a frente, entenderemos o comportamento do Chefe e como você pode fazer para evitar essa armadilha de se comportar da mesma forma.
Mas antes, reflita sobre o seu contexto:
- Você conhece muitos chefes por aí?
O Poder da Influência de um Líder no Engajamento da Equipe
Por outro lado, saber o que é uma boa liderança vão além daqueles números que mencionei sobre a pesquisa do Instituto Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos EUA).
Outro dado interessante desse estudo, apontou que um líder possui influência em até 70% no engajamento dos colaboradores em um negócio.
Mas como se tornar um verdadeiro Líder?
É isso que desvendaremos neste artigo.
Já pegou seu cafezinho? Bora lá!
Já conheceu um Gestor que pratica a ANTI-LIDERANÇA?
A anti-liderança é aquela pessoa que assume um cargo de responsabilidade e a última coisa que ela tem, são atitudes sobre o que é exercer uma boa liderança.
Algumas das suas atitudes, são:
Comportamento abusivo:
- Um chefe tóxico pode ser verbalmente abusivo, fazendo críticas, gritos constantes e depreciativos aos funcionários além de frequentes intimidações. Dessa forma, ele espanta talentos e destrói ambientes. Definitivamente, se você quer saber o que é uma boa liderança, este não é um exemplo que recomendo.
Desvalorização:
- Eles podem desvalorizar o trabalho e as conquistas dos funcionários, minimizando seus esforços e contribuições. Em muitos casos, acredite, eles pensam estar exercendo o que chamamos uma boa liderança, mas não entendem que seres humanos precisam do feedback de como seu trabalho está sendo observado.
Falta de comunicação:
- Um chefe tóxico pode falhar em fornecer informações claras e relevantes, mantendo os funcionários no escuro e gerando incerteza. Por outro lado, nem sempre líderes que falham em sua comunicação são tóxicos, o chefe que me refiro neste exemplo é aquele que sempre está de “cara feia” e comunica pouco com seus liderados. E pasmem, muitos acreditam exercer o que é uma boa liderança de equipes.
Falta de apoio:
- Eles podem ignorar as necessidades dos funcionários, não fornecendo orientação, treinamento adequado ou recursos para que eles tenham sucesso. Se estamos falando sobre o que é importante na liderança de sucesso, saiba que apoiar seus liderados é fundamental. Vamos nos aprofundar em outros temas sobre a Liderança Servidora. Servir é a essência da Liderança.
Manipulação:
- Um chefe tóxico pode usar táticas manipulativas para controlar ou influenciar os funcionários, como espalhar boatos ou criar conflitos entre membros da equipe. Este perfil nem sei se vale a pena comentarmos, pois aqui pode ter um grave desvio de princípios. É tema para outro artigo onde falaremos sobre a importância dos princípios e valores pessoais na liderança.
Sobrecarga de trabalho:
- Por outro lado, eles podem impor uma carga excessiva de trabalho aos funcionários, estabelecendo expectativas irrealistas ou negando pedidos de ajuda, ou folgas. De fato, este perfil não sabe o que é uma boa liderança.
Falta de reconhecimento:
- Um chefe tóxico pode se recusar a reconhecer o bom desempenho ou os resultados alcançados pelos funcionários, o que pode minar sua motivação e satisfação.
- Um ponto importante que você deve estar atento ao entender o que é uma boa liderança é que o reconhecimento nunca pode faltar. Jamais deixe de enxergar coisas boas e positivas em sua equipe. Reconhecer não é só financeiramente, mas elogiar o que fazem bem. Isso eleva a autoestima do seu time. Você reconhece o seu time?
Favoritismo:
- Eles podem mostrar preferência por certos funcionários, tratando-os de forma mais favorável e oferecendo oportunidades de crescimento desigual. Se você agir dessa forma com o seu time, pode perder a confiança do grupo. As pessoas não são bobas, elas enxergam se você tem favoritismo por alguém. Seja imparcial se você se preocupa em saber o que é uma boa liderança.
Falta de empatia:
- Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do próximo como se fosse você mesmo. Um chefe tóxico pode não se importar com os problemas pessoais dos funcionários, demonstrando insensibilidade e falta de compaixão. Se o seu objetivo é entender o que um líder deve ter. Cuidado com essas atitudes!
Microgerenciamento:
- Realmente precisa ficar em cima de cada detalhe do que a pessoa está fazendo? Isso não é papel de um Líder. As pessoas vão se cansar, caso você faça isso. O controle excessivo e invasivo sobre as tarefas dos funcionários, minam sua autonomia e capacidade de tomar decisões.
O que concluímos sobre o que um líder NÃO DEVE TER em sua liderança?
Contudo, essas atitudes comentadas podem criar um ambiente de trabalho tóxico, afetando negativamente a motivação, a produtividade e o bem-estar dos funcionários. Além de afastar você sobre as atitudes corretas em relação ao o que é uma boa liderança.
Portanto, é importante que você esteja ciente dessas atitudes para buscar soluções em como lidar com um chefe tóxico, caso você se relacione com algum perfil semelhante.
Sendo assim, tenha uma comunicação clara, busque apoio de colegas ou superiores e, se necessário, procure os recursos humanos ou assistência legal de onde você trabalha.
Da minha parte, fica a minha recomendação, se você deseja saber o que é uma boa liderança na prática, evite essas atitudes.
Você conhece ou já conheceu gestores que praticam a ANTI-LIDERANÇA?
Deixe nos comentários líder!
LEIA TAMBÉM: Os 5 Erros de um Líder que acabam com a sua Autoridade
2. O que é Liderança e como aplicar?
Contudo, agora sim, vamos entender o que é liderança e como aplicar no seu dia-a-dia.
Você se lembra que comentei o que é uma boa liderança no início do artigo? Caso não se lembre, sem problema Líder, repetirei:
- Liderança é habilidade de influenciar as pessoas entusiasticamente em busca de um objetivo em comum.
O que isso significa na prática? O que é um líder de verdade?
Sendo assim, vamos entender a definição de Liderança acima.
Se liderança é a habilidade de influenciar pessoas, logo nos referimos a capacidade de fazer com que as pessoas façam algo, por vontade própria, em busca de um objetivo em comum.
No entanto, se influenciar é fazer com que as pessoas façam algo por vontade própria, por que existem tantos Chefes que fornecem ordens e gritam com as pessoas para realizarem seus trabalhos?
Justamente, por não entenderem a importância da Influência.
Aprenda a influenciar se quiser saber o que é uma boa liderança
Muitas pessoas desejam liderar, mas não se desenvolvem em entender sobre influência.
Um Líder que não influencia, não é um líder, é apenas uma pessoa que ocupa um cargo.
A influência é uma das competências mais importantes na liderança, pois será através da sua capacidade de influenciar, que o grupo será conduzido, por vontade própria, em busca de um objetivo em comum.
Mas o que é influência e qual o objetivo da liderança através dela?
Antes de tudo, devemos desmistificar a diferença entre influência e manipulação. Muitas pessoas não querem nem falar da palavra influencia, pois confundem achando que é manipulação.
Diferença entre Manipulação e Influência
Manipulação é enganar alguém para conseguir algo para si ou um grupo. Isso é do mal, não recomendo para ninguém, mas fique atento, pois no mundo que vivemos, sempre pode ter alguém tentando te manipular.
A influência é a sua capacidade de se relacionar com as pessoas. Você só pode influenciar alguém, quando você constrói relacionamentos verdadeiros e genuínos.
Já tentou negar um favor para um amigo? É difícil não é? Isso é a construção da influência. Quando você tem um nível de influência alto com uma pessoa, elas fazem, não pela tarefa, mas por você.
De 1 a 10, qual a nota que você daria para o seu nível de relacionamento e influência com sua equipe?
Evite este erro ao entender o que é uma boa liderança
O que acontece é que muitos líderes, ao assumir uma posição de liderança, focam mais em cuidar das tarefas administrativas, do que construir relacionamentos com o seu time. Você constrói relacionamentos com cada indivíduo da sua equipe?
Ou seja, eles deixam de criar conexão com as pessoas e focam apenas na tarefa.
Mas pensa comigo, quem são os entregadores das tarefas? Não são as pessoas? E se o líder deixar de focar em criar relacionamentos verdadeiros e genuínos com as pessoas, será que elas vão ter uma boa entrega para este líder?
3. Qual é o objetivo da Liderança em Gestão de Pessoas?
Contudo, fica claro que boa parte do seu trabalho será em criar relacionamentos fortes e enraizados com as pessoas, para que você possa influenciá-las em busca de um objetivo em comum.
Qual é o objetivo da Liderança? O objetivo da liderança é justamente conduzir as pessoas para algum objetivo pré-definido.
No entanto, é muito comum que líderes atuantes não comuniquem claramente a visão (para onde vamos) e o caminho (estratégia para alcançar) o objetivo.
COMUNICAÇÃO – A Ferramenta Chave do Líder
Líder, não ignore o poder da comunicação em uma boa liderança. A própria palavra já diz muito sobre o objetivo dela: COMUNICA – AÇÃO. É através da comunicação que você fará as pessoas entrar em ação, claro, desde que você tenha um bom relacionamento com elas para influenciá-las.
O que percebo ao conviver e mentorear muitos líderes é que existe uma falha grande na comunicação, ou seja, como eles não possuem o “radar ligado” para influenciar as pessoas, ignoram também a comunicação.
Com isso, seu time observa o distanciamento e esfria na produtividade, comprometendo completamente os resultados deste líder.
Na AULA GRATUITA sobre o que é uma boa liderança e como você pode fazer para ser reconhecido por sua equipe e gestores, comento sobre a estratégia G.E.C 4F, sendo uma técnica que desenvolvemos para você se destacar em qualquer lugar como líder.
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Portanto, reflita sobre isso:
- Você tem se preocupado em influenciar a sua equipe?
- E sobre a sua comunicação, acredita que tem usado bem essa poderosa ferramenta?
Contudo, entenda que a comunicação é a mais poderosa ferramenta que um líder pode ter. Como você construirá relacionamentos com a sua equipe? Só existe uma forma, através da comunicação.
Como está a sua comunicação hoje?
4. O que um líder deve ter para ser bem-sucedido?
Muitas coisas que um líder deve ter para ser bem-sucedido, comentei com você nos tópicos anteriores, porém, existem algumas competências essenciais que o líder deve ter em seu radar para fazer suas entregas com sucesso.
Contudo, quero fazer um combinado com você. Caso sinta que falte alguma habilidade que citarei aqui, não se chateie.
Você está em seu processo de desenvolvimento e é natural uma competência ser mais elevada e outra nem tanto. Foque em desenvolver a que achar necessário, combinado?
Conhecimento
Quando você está com dúvida em algo, quem você procura? Um líder da área para resolver esse problema, correto?
Portanto, se você deseja saber o que é uma boa liderança, incluir o Conhecimento numa área específica é importante para que as pessoas lhe reconheçam como uma referência em sua área.
Além disso, o conhecimento sempre gera admiração, respeito e o desejo que as pessoas vão ter de querer aprender com você.
Dessa forma, vale a reflexão: Como está o seu conhecimento em relação ao time que você lidera ou deseja liderar?
Habilidade com Pessoas
Contudo, conforme citei anteriormente, você precisará influenciar as pessoas para que elas desejem fazer entregas com entusiasmo no ambiente da sua liderança.
Não adianta você ter um baita de um conhecimento e:
- Tratar as pessoas mal;
- Não ter humildade;
- Não estar disposto a escutar;
- Não se interessar pelo próximo;
- Não incentivar as pessoas a serem melhores do que podem ser;
- Evitar o reconhecimento.
Enfim, liderança é entender de pessoas. Caso lhe falte essa competência busque desenvolvê-la quanto antes.
LEIA TAMBÉM: 7 Atitudes e Comportamentos do Líder de Sucesso
Habilidade de Gestão
Um líder, além de se comunicar e influenciar bem as pessoas, ele precisa também desenvolver a sua capacidade de Gestão.
A origem da palavra Gestão deriva do latim gerere, levar, conduzir, manipular (manage) ou carregar. Equivale aos conceitos de management, administração ou direção de equipes e organizações.
Ou seja, trata-se de você conduzir uma equipe, uma organização, uma família ou qualquer outro desafio que você tenha em direção a um destino.
Este destino, é o que chamamos de objetivos, ou se preferir, um alvo que será definido por você ou seus superiores.
Dessa forma, você fará a Gestão para chegar neste alvo definido, ou seja, você irá conduzir as pessoas ou organização até este destino.
O que Jack Welch diz sobre Gestão?
Conforme o Jack Welch, considerado um dos maiores gestores da história, título que atingiu por realizar trabalhos memoráveis como CEO na General Electric Company – GE, aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado.
Dessa forma, é importante que você comece a implementar Gestão em seu trabalho.
O que é Gestão?
Com base na visão do consultor e escritor Vicente Falconi, referência no assunto, gestão é cobrir GAP, ou seja, cobrir uma lacuna, um buraco.
Em outras palavras, fazer Gestão é ter um plano de ação para alcançar uma determinada meta/objetivo (Cobrir o GAP).
Contudo, quando você faz Gestão, você acompanha, cuida, ajusta e administra para garantir a entrega e o resultado.
- Você tem feito Gestão em sua equipe e suas demandas do dia-dia?
- Como você organiza as tarefas para acompanhar o início, meio e fim?
A Diferença entre Gestão e Liderança
Percebeu a diferença quando comentamos sobre Gestão e Liderança?
Enquanto na Liderança você:
- Fornece a visão;
- Constrói relacionamentos;
- Influencia as pessoas em busca de um objetivo em comum;
- Gerencia emoções de cada membro da equipe;
- Conduz as pessoas para em busca de um Objetivo definido.
Na Gestão você:
- Cria métricas para gerenciar;
- Cobre lacunas (GAP);
- Cria plano de ação para alcançar as metas e objetivos;
- Delega, cuida, acompanha, ajusta e garante a entrega do resultado.
5. O que é ser um líder em essência?
Contudo, ser um Líder em essência é compreender os tópicos que comentamos acima e se aprofundar em cada um deles.
Não importa se você está começando hoje na liderança ou se você já atua há muitos anos. Entender o verdadeiro conceito do que é liderar pessoas te diferencia em qualquer lugar e ambiente.
Mesmo que você acredite não ter potencial para liderar, acredite, você tem e muito. Desafio você a estudar liderança nos próximos 90 Dias e depois me conta se você não teve uma evolução em todas as áreas da sua vida.
A liderança é o que estamos precisando no mundo, e se você está lendo este artigo até aqui, é porque você tem um papel importante nessa geração. Continue firme e jamais desista dos seus sonhos e objetivo.
No que precisar da minha ajuda, eu estarei à disposição para te ajudar, assim como ajudo e já ajudei muitos líderes em minha MENTORIA DA COMUNIDADE LIDERFLIX.
Se você tiver interesse, ME CHAME AQUI que te explico como funciona.
6. O que é um líder de verdade?
No entanto, preciso te dizer que se você deseja realmente ser um líder de verdade, essa competência que comentarei agora é fundamental.
Grandes Líderes, desenvolvem novos Líderes
Grandes líderes desenvolvem novos líderes. Isso mesmo, você precisa desenvolver novos líderes. Ninguém faz nada sozinho nesse mundo. Construir novas lideranças é fundamental.
Contudo, se pegarmos a história de Jesus Cristo, por exemplo, ele formou 12 novos líderes. Sem seus discípulos, a sua mensagem não teria chegado tão longe.
Sendo assim, você precisa olhar para o seu time e identificar pessoa que podem ser seus aliados, ou seja, sua mente mestra, como diria Napoleon Hill (Assunto que trarei em um próximo artigo).
Portanto, olhe para o seu cenário e contexto de hoje e responda:
- Quem são as pessoas que podem ser os seus aliados?
- Como você pode fazer para aproximá-las de você?
- Qual será o seu plano para desenvolvê-las como líderes?
Enfim líder, poderíamos passar muito mais tempo conversando sobre este assunto que é extenso, mas creio que com essas informações você já pode começar a se destacar em seu ambiente.
LEIA TAMBÉM: As Características dos Líderes de Sucesso
Por isso, para fecharmos com chave de ouro, quero compartilhar algumas frases de liderança para te inspirar, tudo bem?
7. Frase de liderança para te inspirar
Portanto, compartilharei algumas frase de liderança com você, para que possa se inspirar em seus desafios e o mais importante líder, jamais pense em desistir nos primeiros obstáculos.
Lembre-se, você está no processo. Aguente firme e verás como sairá muito mais forte, inteligente e desenvolvido. Siga firme no processo. Combinado?
Frases de John C. Maxwell
- Liderança é influência, nada mais e nada menos;
- Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança;
- A eficácia pessoal e da organização é proporcional à força da liderança;
- Habilidade com pessoas, Planejamento, Pensamento estratégico, visão e resultados são as principais caracterísitcias de um líder;
- A prova da influência está nos seguidores. Quem são seus seguidores?
- A liderança se desenvolve diariamente, não em um dia;
- Campeões não se tornam campeões no ringue. Eles apenas são reconhecidos ali;
- Qualquer um pode conduzir um navio, mas é preciso um líder para estabelecer o rumo;
- Se o líder não consegue conduzir as pessoas por águas agitadas, ele está propenso a afundar o navio;
- Líderes agregam valor ao servir os outros;
- Confiança é fundamental na liderança;
- Para gerar confiança um líder precisa exibir competência, conexão e caráter.
Outras Frase de Liderança
- Não é a posição que faz o líder, é o líder que faz a posição (Stanley Huffty);
- A verdadeira essência de todo o poder de influenciar está em levar a outra pessoa a participar (Harry A. Overstreet);
- O segredo do sucesso é estar pronto para quando ele chegar (Benjamin Disraeli).
Conclusão
Contudo, para concluirmos líder, você observou a importância de desenvolver competências fundamentais se você realmente quiser saber o que é uma boa liderança.
Vimos que competências como:
- Conhecimento;
- Habilidade com Pessoas;
- Comunicação;
- Influência;
- Habilidade com Gestão;
- Desenvolvimento de equipes e;
- Formação de novas lideranças.
São essenciais para que você seja um líder de sucesso.
Portanto, olhe para si, pegue um papel e uma caneta, escreva e reconheça as competências que precisam ser desenvolvidas, busque o seu desenvolvimento e siga firme em seu propósito.
O mundo precisa de líderes iguais a você!
Tá comigo nesse desafio?
CHEGA DA EQUIPE DUVIDAR DA SUA LIDERANÇA!
Sendo assim, clique no botão abaixo e se inscreva agora antes que as vagas se encerrem.
Te espero na aula e deixa aqui nos comentários, qual foi a sua conclusão sobre este assunto?
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